top of page

Mude o mundo agora

  • Wilson
  • 23 de nov. de 2015
  • 10 min de leitura

Nos meados do ano de 2014 eu passava por um momento profissional complicado, pessoalmente, não aceitava o caminho para onde a empresa em que eu era funcionário estava se direcionando devido à alguns erros de gestão que eu, mesmo sem muita experiência, julgava gravíssimos. Naquela época, as decisões que afetavam diretamente o meu cargo e as minhas atividades minavam a minha motivação a ponto de decidir procurar uma nova oportunidade de trabalho em outra companhia.

Entre discussões e brigas eu cheguei ao meu limite de tristeza e desanimo. Trabalhar naquela empresa passou a ser uma tarefa árdua e cansativa e, aparentemente, não havia mais possibilidades de haver uma boa relação profissional entre eu e a empresa.

Mas a essa altura do campeonato eu já havia me educado a não reclamar da situação e contive as minhas murmurações. Não que esse momento da minha vida não me proporcionasse um gosto amargo na boca e uma frustração que crescia aos poucos, mas me segurei da forma mais racional que pude.

Num desses dias cinzas e cansativos eu aprendi uma lição que me marcou para sempre quando em uma conversa com meu supervisor ele me disse a seguinte frase:

_Cara, pare de querer tentar mudar o mundo. Você não tem poder para mudar as coisas nessa empresa.

Escrevi o texto abaixo no meu diário na época. (Mudei um pouco o texto para preservar a identidade das pessoas envolvidas)


Monte Mor 04 de Setembro de 2014

Hoje me senti muito mal na parte da tarde, há muito tempo não me sentia tão inferiorizado como me senti. Quero acreditar que o que aconteceu não foi por mal, mas deu para perceber que o nosso relacionamento profissional não é dos melhores. Sou definitivamente um cara de opinião e tenho personalidade forte, mas algumas pessoas apenas veem essa característica como um defeito. Tenho plena certeza que posso trabalhar acima da média no exercício das minhas funções. Sei que ultimamente tenho causado repulsa em algumas pessoas quando começo a expressar minhas ideias, mas ainda não encontrei um meio de ser político, apesar de ser exortado continuamente sobre isso. Tenho tentado mudar há vários anos e Deus é testemunha disso.

Sei que tenho qualidades que de alguma forma as pessoas não estão enxergando: humanidade, lealdade e honestidade.

Aprendi que não vou mudar o mundo.

Mas vou mudar o meu mundo, esse é só meu.

O que peço é disciplina para prosseguir sem desistir.

Me senti uma cômoda velha e carunchada, mas cheia de bons livros. Isso pode causar incômodo em alguns, mas o que impede que me joguem fora é o conhecimento das minhas atividades.

Mas a cômoda ocupa espaço.

Vou mudar o meu perfil e não vou sofrer mais.

Se aqui não me valorizam, vou buscar outro lugar onde achem valor para mim, só não vou ficar me lamentando pelos cantos.

De cômoda velha vou me tornar uma prateleira moderna e prática, daquelas que todos querem ter em casa. Tenho minhas qualidades, se não as tivesse, certamente não teria uma família tão linda e abençoada.

Caminho para a vitória e este episódio vai ficar nesta folha de caderno e não vai significar mais nada pois o que está reservado para mim vem das mãos de Deus. Não pode ser proporcionado por homens em quaisquer que sejam suas posições hierárquicas.

Vim para liderar, para ser cabeça e não cauda.


Pare de tentar mudar o mundo. – Ele disse.

À primeira vista essa frase causa um desconforto tremendo nas pessoas que como eu, tendem ao heroísmo utópico de que é possível mudar o mundo por força das boas ações.

Não.

O mundo tende ao fracasso. Está escrito.

A natureza humana não vai mudar do dia para a noite.

As pessoas a nossa volta não vão parar de enganar, mentir, maquinar, fofocar e torcer contra os que fazem sucesso. Como disse no início, essa é a base da nossa cultura educacional. Mas digo sem medo de errar que é você quem decide o quanto isso vai te afetar.

Naquela época e até mesmo um tempo depois eu participei e sofri muito com essa politicagem medíocre que rolava pelos corredores da empresa. Sempre confundi meus sentimentos achando que eu estaria ajudando, mas na verdade nada mais fui do que um peso morto. Incontáveis vezes magoei colegas de trabalho quando acreditava que dizer o que eu achava ser verdade na cara deles seria a solução para os problemas. Consequentemente me afundei na lama da fofoca e inúmeras vezes perdi o sono sofrendo sozinho na minha cama.

Ao mesmo tempo que tentava lutar para parar de viver dentro de relações interpessoais falsas, eu me afundava mais por não ter sabedoria e maturidade para contornar a situação. E no final das contas, sofria, fazia sofrer e minha vida era muito irritente.

É chato dizer que as pessoas que eu mais odiei em toda a minha vida foram alguns companheiros de trabalho, mas é a pura verdade. Muitos de nós temos receio de dizer isso, ficamos constrangidos de falar sobre essas coisas, mas é a realizada de grande parte dos trabalhadores da atualidade.

Tive que trabalhara isso arduamente para conseguir reduzir o número de crises de enxaqueca que tinha naquela época e graças a Deus consegui.


Somos destruidores do meio à nossa volta e seríamos estúpidos demais se não entendêssemos que isso reflete diretamente na nossa vida. Nossa natureza é corrupta, é assim desde que Deus nos deu a oportunidade de escolher. O livre arbítrio. E isso não vai mudar, vai ser assim que terminaremos nossos dias. Uns encontrarão redenção, mas infelizmente muitos vão continuar sofrendo e fazendo outros sofrerem. Vamos continuar corrompendo bons costumes por que somos assim.

Terrível ler essas palavras, mas se observar atentamente vai perceber que disse um pouco acima que Deus nos deu a oportunidade de escolher. VOCÊ e somente VOCÊ, escolhe se vai continuar a viver essa natureza corrupta ou mudar. Não precisa aceitar que vai terminar os dias numa poça de miséria. Quem faz a sua história é você, independente do que eu digo nesse livro. Fato é que certamente muitas pessoas não farão as mesmas boas escolhas, mas e daí? Você não tem que viver o pior.

Outra bênção que Deus te dá com o poder da escolha é a condição de mudar o mundo à sua volta quando escolhemos praticar o bem. O mundo está cheio de bons exemplos.

Meu supervisor me ensinou que eu não poderia mudar o mundo. Mas essa não foi a lição que aprendi.

Se você acha que não pode mudar o mundo está tão enganado quanto aquele homem. E a verdadeira lição que aprendi era de que eu não precisava nadar na mesma direção que todos que acreditam que não podemos fazer nada para mudar as coisas ao nosso redor.

É tudo uma questão de perspectiva.

Mude a maneira de olhar para você e para as coisas a sua volta e vai mudar a sua percepção delas.

O primeiro passo é não aceitar uma natureza corrupta por que o mundo é corrupto e por que você sofre com corrupção. Veja o seu mundo por outro ângulo. Não pela forma como as pessoas te veem, mas pela maneira que você gostaria de ser visto.

Trabalhei com desenhos industriais e projetos técnicos por toda a minha vida e em mais de 90% das vezes que eliminei as minhas dúvidas em relação a eles foi quando os entendi por uma perspectiva além das linhas desenhadas no papel.

Quando o meu chefe me disse que eu não poderia mudar o mundo (a empresa) eu pensei o quanto ele estava se limitando a uma percepção simplista do seu universo particular.

Aprendi que eu realmente não tenho que mudar o mundo a minha volta.

Não que eu não possa ou não que eu não deva, mas simplesmente por que o que importa acima de tudo é o MEU MUNDO.

E que quando as coisas funcionam bem no meu mundo, tudo de ruim que vem de fora não me afeta e, certamente, estarei livre para fazer o bem e melhorar o mundo de outras pessoas.

A empresa não era o meu mundo, nem mesmo o do meu chefe. Era o mundo de outra pessoa, eu apenas tinha uma mínima participação naquele lugar e em troca recebia um salário que ajudava a manter o meu. Ter me importado tanto em querer mudar as mazelas da má gestão naquele período me desviaram de valorizar o que realmente importa na minha vida que nada mais é do que a minha felicidade e a da minha família.

Por isso meus esforços eram inúteis, o sentimento era de que eu estava tentando mover um muro de bronze apenas com a força das minhas mãos. Concentrava minhas energias onde eu não tinha poder para fazer qualquer diferença, no mesmo sentido, o desânimo que sentia naquela época ofuscava a minha perspectiva me transformando em uma pessoa improdutiva e sem foco.

Meu mundo é composto de Deus, minha esposa, meus filhos, familiares e amigos. A minha felicidade não está em outro lugar e é definitivamente com isso que realmente me importo. O trabalho é nada mais, nada menos do que um complemento das minhas necessidades e não a completa provisão delas.

O meu trabalho naquela empresa era de grande importância para que eu e minha família tivéssemos casa, comida e conforto. E por isso eu deveria sim, ser um funcionário interessado em fazer com que as coisas naquele lugar funcionassem de maneira positiva. Deveria me dedicar e buscar sempre os melhores resultados, mas em hipótese alguma eu poderia tê-la transformado no meu mundo, visto que se um dia ela não mais existisse ou eu fosse demitido, nada mais importaria para mim e ainda sobrariam meus lindos filhos e minha esposa maravilhosa.

Gostaria de deixar claro que sou completamente a favor de sermos bons funcionários, motivados, interessados e produtivos. Temos que ser dedicados e contribuir para o crescimento do ambiente de trabalho no qual estamos inseridos.

Se você quiser o MUITO, tem que ser fiel no POUCO.

Esse ensinamento é premissa básica para o sucesso em quaisquer situações.

Não espere sucesso profissional se o serviço que você oferece é medíocre.

Sem dúvidas temos poder para mudar o mundo a nossa volta, principalmente pelo poder da oração, mas o nosso mundo é muito mais importante. De que vale mudar o que está em nosso redor se internamente o nosso universo está desestruturado?

Se o seu mundo não funciona bem, você não terá bons olhos para o mundo à sua volta.

Mude o mundo a partir da perspectiva que você o vê.

Mude o seu mundo.

Você não tem que viver o pior e nem mesmo acreditar que não existe um novo caminho, uma nova esperança. Há sempre uma alternativa, por mais obscura que esteja, há sempre um caminho, basta encontrá-lo por uma nova perspectiva.

Foi assim comigo.

Foi assim com o David Portes, que morou com sua esposa grávida nas ruas do Rio de Janeiro e catava latinhas para vender e comprar um prato de comida que dividia com ela, se tornou um camelô e hoje, depois de avaliar o seu mundo a partir de uma nova perspectiva, se tornou um empresário de sucesso. Foi assim com o Roberto Carlos Ramos, ex interno da Febem, desacreditado pelos educadores da instituição, mas que hoje roda o mundo palestrando e contando suas maravilhosas histórias ensinando outros a ver o mundo de uma nova perspectiva. Foi assim com Silvio Santos, ex camelô, hoje um dos maiores e mais carismáticos empresários do Brasil. Foi assim com Sylvester Stallone, que dormiu por três dias em uma estação de ônibus por não ter dinheiro para pagar um aluguel e comida, teve que vender seu cachorro de estimação por que não podia mais alimentá-lo, posteriormente, mudando a sua perspectiva, que entre outras façanhas, escreveu o roteiro do filme “Rock, o lutador”, que se tornaria um dos filmes mais aclamados no cinema mundial. Foi assim com milhares de outros tantos que não desanimaram, que não concordaram com a perspectiva simplista imposta pelos desacreditados e se lançaram em um universo de sucesso.

Essa é a sua hora.

É a hora da mudança.

Hora de mudar a forma como vê o seu mundo.

O simples fato de se interessar em ler esse livro mostra que dentro do seu coração existe uma fagulha de desejo por um mundo melhor.

“Não se conforme com este século, mas transforme-se, pela renovação da sua mente. ” Romanos 12: 1,2


Nos dias que se passaram escrevi novamente no meu diário, na página ao lado de onde eu tinha escrito o texto acima:


Monte Mor 21 de outubro de 2014

Depois de escrever o texto ao lado, as coisas realmente mudaram de uma maneira quase sobrenatural. Estou sentindo, dia após dia, a “FORÇA DE ACREDITAR”. Tudo muda quando acreditamos que vai mudar.

Parei de ver a minha vida financeira como uma grande deficiência e hoje o meu nome está limpo na praça.

Parei de pensar nas dívidas com murmuração e a cada passo vou quitando meus débitos. Só posso agradecer a Deus por que já faz um bom tempo que que minhas finanças estão melhorando e há muito tempo não peço dinheiro emprestado a ninguém.

A “mágica” está acontecendo.

Cada dia acredito mais.

Sinto que meu sonho está perto e a Judah´s Tribe está se concretizando, ou melhor, já é real.

Esse texto ao lado se tornou apenas um amontoado de palavras de desabafo e não me afetam negativamente, apenas me motivaram a crescer e seguir em frente.

Hoje, menos de dois meses depois de ter escrito aquele texto, estou em um novo cargo, com um novo salário e uma nova perspectiva de trabalho.

Vou exercer a minha criatividade e aprender tudo que posso em prol do meu próprio negócio.

Vou atrair coisas boas e falar palavras que abençoarão.

Glórias a Deus


Quem pode mudar o seu mundo é você.

Não vou expor aqui lições do tipo “sete passos miraculosos para isso” ou “10 etapas para aquilo”, existem muitas literaturas por aí que se baseiam em temas assim, não digo que estão errados, de maneira nenhuma, podem ser muito úteis para aqueles que tem interesse em mudar sua perspectiva de vida. Mas toda mudança no mundo à nossa volta passa primeiro por uma mudança interna. Uma mudança cultural com quebras de paradigmas em vários níveis intelectuais, emocionais e principalmente espirituais e nem sempre são fáceis de acontecer.

Comece querendo mudar.

Ore e acredite.

Faça disso um hábito.

Discipline a sua vida e se esforce em acreditar que tudo é possível.

Escreva em um caderno os seus sonhos, quem realmente você quer ser com toda riqueza de detalhes como cores, datas e valores e creia. No mínimo você terá um norte para seguir, mas acima de tudo acredite em você mesmo.

A vida passa muito rapidamente de forma que não podemos perder tempo murmurando pelos cantos esperando que a oportunidade nos dê um chute no traseiro e nos desperte da inércia. O mais certo a se fazer é parar de esperar que as coisas caiam sobre as nossas cabeças como prêmios por bom comportamento. Ser bonzinho não vai fazer de você uma pessoa bem-sucedida. Ter foco e fé sim.

Supere os maus hábitos e pare de reclamar.

Para ganhar dinheiro, a melhor receita é acordar cedo e dar duro sendo o melhor naquilo que você se dispuser a ser.

Quer ter sucesso?

Batalhe duro por ele como se fosse a última oportunidade da sua vida.

O mundo não é tão grande assim que não possa ser mudado.

Nada está tão perdido que não haja uma segunda chance.

É no seu mundo que você vai ter que trabalhar primeiro, na maneira que o vê. A partir daí sua percepção do universo a sua volta vai clarear e você poderá perceber os detalhes com mais calma.

Se vista bem, fale bem, coma bem, se exercite, estude, leia, seja autodisciplinado, tenha hábitos saudáveis, acorde cedo, durma cedo, não fique esperando, persista, insista, controle-se, não espere nada de graça, mantenha o foco, controle seus gastos, seja tolerante, não seja altivo, planeje, preste os melhores serviços, decida rapidamente, supere as expectativas, mantenha relações agradáveis e de parceria com seus companheiros de trabalho, não seja egoísta, seja generoso, raciocine e analise, não adivinhe, organize o seu tempo, elogie as pessoas, não fale mal delas, não perca tempo com fofocas e por fim, seja melhor no que você faz.


Wilson Braga Junior


 
 
 

Comments


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 I Can - Positive Life. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page